Em se tratando desse gênero que marcou época, os jogos Beat ‘em up fizeram história. Com a certeza de uma aventura longa, pelo menos na questão da duração da sua ficha….Mas afinal, o que é o Beat ‘em up?
Beat ‘em up seria um termo mundial para os jogos de pura porrada em que você encara inimigos diversos em um ambiente side-scrolling e revolucionava porque levava em conta os 4 cantos da tela em um ambiente livre para ‘deitar’ todos os seus inimigos e chefes de fase na porrada.
Fizeram parte de muita infância e adolescência por aí, quando os fliperamas eram lotados de pessoas esperando a vez de jogar.
Mas quais seriam os destaques dessa época?
Muitos entendem deste gênero falando que vêm desde os jogos que se deslocam somente da esquerda para a direita. Mas eu mesmo levo em conta somente os que possuem mais liberdade para de deslocar a todos os lados, seja esquerda, direita, para cima ou para baixo.
Sendo assim, podemos começar com um grande destaque, lançado pela Taito e que fez história em 1989. Double Dragon!!!
Foi um dos primeiros grandes hits do gênero, os irmãos Billy e Jimmy estavam trancados na garagem e eis que a namorada dos dois leva um belo de um murro na barriga e é sequestrada por uma gangue de uma Nova Iorque pós apocalíptica.
Eles encaram ruas cheias de vândalos com facas, tacos de beisebol, mulheres com chicote e um ou outro gorila que surge por trás de paredes…muito bom.
Esse foi um dos primeiros grandes sucessos e era glorioso enfrentar o chefe final com uma trilha sonora empolgante!! Demais!
Double Dragon marcou história, fez fila, inovou quando acrescentou armas brancas e com um chefão empunhando uma metraladora gigante!
Um outro fenômeno que marcou história foi Final Fight!
Final Fight se passa em Metro City, onde um ex-lutador profissional chamado Mike Haggar é eleito prefeito, prometendo lidar com os problemas criminais da cidade em sua campanha. A gangue Mad Gear, a organização criminosa dominante na cidade, sequestra a filha de Haggar dizendo que se ele não entregar o seu cargo, a sua filha, Jessica, irá sofrer as consequências. Contando com a ajuda de Cody, namorado de Jessica e um mestre em artes marciais, bem como um amigo de Cody, Guy um mestre em Ninjutsu, Haggar opta então a lutar pela sua filha em vez de entregar o seu cargo. Isso aí é o tipico ato de ir lá resolver….
O jogo mais uma vez inovava ao colocar armas brancas, e levadas às últimas consequências.
Você poderia usar facas, canos, espadas e até mesmo rebater um Cocktail Molotov contra os seus inimigos.
Foi precursor no uso da barra de energia que mostrava o quanto ainda faltava para matar o seu inimigo. E em caso de chefes, era preciso enfiar muita porrada até a energia sair do verde (ou seja lá que cor era aquela) para o amarelinho.
Esse jogo também foi um dos primeiros a serem conhecidos pela Censura. As personagens Roxy e Poison são transexuais na versão original japonesa, fato omitido na versão americana, e ainda por cima ao bater nelas não são contados os pontos! Nem para justificar auto defesa?
Dêem uma olhada nesse long play! O cara manda virando o jogo com o Guy! Eu só me garanto com o Cody e quero ver alguém fazer isso com o Haggar com 1 ficha só!
Agora, vocês lembram de Captain Commando?
O jogo fazia sucesso porque foi um dos que te davam a opção de usar veículos! e outra coisa muito legal era a possibilidade de jogar até 4 jogadores ao mesmo tempo! Imagine você saindo da escola em pleno ano de 1991 e acabar de frente a um jogo desses e mais uns amigos? Muito bom…
Ainda nessa época, Capitão Comando (para os íntimos aportuguesados…) já se destacava nos detalhes.
O personagem ninja chamado de Ginzu (exaustivamente chamado de Ginsu, as famosas facas do comercial da TV Manchete) possuia uma espada que, quando usava, finalizava os inimigos cortando-os ao meio.
Muitas foram as vezes também que o líder do grupo, o Captain Commando poderia também correr e dar um golpe mais forte, apertando o botão de saltar junto com o soco para usar um lança chamas embutido.
E para fechar….
O mais complexo e admirado por muito tempo! Cadillac and Dinosaurs!
A história é ambientada em 2513, depois de uma catástrofe ambiental que provocou um colapso na civilização no século XXI e o ressurgimento dos dinossauros.
Nesse jogo era esperado você enfrentar os mais diversos dinossauros já vistos em qualquer filme do Jurassic Park. De nada era estranho o subchefe da fase ser um T-REX e você dar conta dele com uma metralhadora!
Esse jogo foi o que aperfeiçoou a corrida em que, durante ela, era possivel arremessar facas e granadas com mais força! Com destaque para as granadas que faziam seu oponente explodir!!!
Bom galera…ainda vai sair uma matéria falando dos beatup especiais para os clássicos com enredos medievais e afins!
E é isso galera!!! comentem!