Desenvolvido pela lendária empresa japonesa SNK (Shin-Nihon-Kikaku), o Neo Geo foi lançado em 1990. A SNK antes apenas produtora de jogos para Arcade e Console passou a ficar totalmente focada a um novo projeto de hardware que era capaz na época, a usar um cartão de memória que foi concebido para armazenar os dados de seus jogos para depois jogá-los novamente em casa ou na casa dos amigos batendo um “contra”.
Isso então era revolucionário!
A MVS é o mesmo console Neo Geo Home, mas voltada para os arcades e botecos, mas o hardware era idêntico, e essa foi uma das principais razões para o sucesso do Neo Geo.
Jogos tão inacreditáveis que poderiam chegar a uma quantidade enorme de 330 mbit. Show!!!!
Para se ter uma idéia, o maior jogo de Megadrive que consigo lembrar acho que foi “Super Street Fighter II”, com cerca de 16 mbit e levou mais de 5 anos desde o lançamento do Megadrive para chegar a uma soma de mbit tão alto.
Bem, os primeiros jogos de Neo Geo como “Crossed Swords”, “Cyber Lip”, “Bowling League”, etc … já atingiram o montante de mais de 40 mbit, exceto Bowling League atingiu apenas cerca de 27 mbit. Com tudo isso, o NeoGeo superava qualquer console de 16 bits como MegaDrive e SNES fácil.
Uma pena que nem ao menos chegou ser vendido no Brasil. Você encontrava nas locadoras de jogos por aí o console contrabandeado do Paraguai e absurdamente caro. Lembro bem que um SNES que também não era fabricado aqui até então custava em torno de 250 dólares em 1995. O Console NeoGeo girava em torno de 1200 dólares!!! Absurdo.
E isso não era um problema exclusivamente do Brasil. O console teve o seu reinado principalmente na Europa e EUA, e lá era vendido por um custo muito alto. Afinal, tamanha qualidade gráfica tinha seu custo muito caro na época. Imagina pagar nos valores daquela época cerca de 300 dólares por cartucho? Absurdo, não?
Como a SNK queria agilizar sua produção e baratear custos, surge então no mercado o seu mais novo console doméstico, o NeoGeo CD. Neste caso, se tratava de uma ótima idéia pois a produção de cartuchos era muito cara comparado a produção de CD.
O problema mesmo foi que o leitor de CDs era de velocidade simples, o que deixava o carregamento dos jogos muito lentos.
Era preciso ter muita paciência, ainda mais para quem era fã e já jogava o sistema caseiro ou MVS e os cartuchos era de fato, brutalmente mais rápidos.