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Turok 3: Shadow of Oblivion

O clássico dos anos 90 retorna remasterizado pela Nightdive Studios!

Tenho uma afinidade peculiar com Turok; Seeds of Evil sendo uns dos clássicos classificados para maiores. O código de trapaça “BEWAREOBLIVIONISATHAND” está gravado na minha memória, revelando o mundo dos segredos escondidos nos shooters dos anos 90. Turok 2 foi um sandbox bizarro cheio de ultraviolência poligonal e objetivos de nível confusos. Mas nunca mais toquei em um jogo de Turok. Portanto, é estranho que, décadas depois, eu esteja escrevendo uma análise profissional para Turok 3. Definitivamente, não era o que eu esperava.

Turok 3: Shadow of Oblivion Remastered é a mais recente remasterização retrô da Nightdive Studios, concluindo o que pode ser considerado a trilogia original da série Turok. Esses jogos foram notáveis como grandes shooters de terceiros para o Nintendo 64, no auge da Acclaim Entertainment como editora de jogos. Assim como os dois primeiros lançamentos, esta edição de Turok 3 está carregada com melhorias visuais, ajustes de gameplay e muitos esforços interessantes de restauração.

Arqueologia dos Videogames

A parte mais interessante de Turok 3 é, provavelmente, a restauração. O Nintendo 64 tinha suas limitações, e Turok 3 foi feito para rodar suavemente sem o truque do Expansion Pak que aumentava a RAM. Sacrifícios foram feitos durante o desenvolvimento, como a remoção de objetos do design de níveis e compressão de áudio prática.

Fonte: Reprodução Amazon

Um documento fornecido pela Nightdive listou vários elementos restaurados, sendo o meu favorito os diálogos não comprimidos encontrados em materiais antigos de PR. Retrofitting de conteúdo que foi removido apenas por razões técnicas é um uso realmente interessante para remasterizações, além de simplesmente tornar jogos antigos jogáveis em plataformas modernas. Novatos como eu podem não perceber à primeira vista, mas qualquer pessoa familiarizada com o original ou disposta a comparar tem uma nova camada de contexto histórico para absorver.

Quanto ao jogo em si, Turok 3 é uma sequência estranha do seu antecessor. Turok 2 era um jogo maior e mais ambicioso, tanto sobre exploração quanto sobre tiroteios. Você tinha que navegar por cada nível cumprindo objetivos, como resgatar crianças ou destruir caches de armas, e não podia completar o estágio sem eles. Também era necessário desbloquear habilidades especiais e encontrar chaves escondidas para desbloquear cada nível, que existia em uma espécie de hub. Por um lado, era muito “videogamezado”, e por outro, desafiador e complexo.

Em comparação, Turok 3 tem muito mais em comum com um shooter single-player contemporâneo e AAA. Bem, “contemporâneo” é um pouco exagerado, mas você entende. A história é surpreendentemente linear e está mais interessada em jogar inimigos na frente de suas balas do que fazer você pensar ou explorar. Certamente se move rápido, e na maior parte do tempo, se perder ou ficar confuso não será um problema. Eu terminei Turok 3 em cerca de oito ou nove horas, enquanto, em comparação, o primeiro nível de Turok 2 (que eu rejoguei para… pesquisa, é claro) parecia algumas horas por si só.

Nostalgia

Não chamaria essa mudança de melhoria ou rebaixamento. Mas para mim, e para a parte do meu cérebro que lembra de jogar Turok 2 anos atrás, há uma preocupação muito maior. Se você conhece esses jogos, sabe exatamente o que vou dizer. Sangue e vísceras! Por qualquer motivo, a diferença no tom, volume e detalhe entre a representação de gore nesses jogos é enorme. E para jogos como Turok, a novidade da violência excessiva nos videogames parecia metade do apelo.

Mesmo com alguns efeitos de gore adicionados na remasterização, Turok 3 é significativamente menos violento que Turok 2. E enquanto isso não é um problema inerentemente, o jogo tem uma vibração severamente diferente como resultado. Os inimigos carecem de uma certa presença quando são apenas caras vindo em sua direção, em vez de soldados dinossauros bípedes que sofrem, se contorcem e explodem de maneira caricata, dependendo de onde você atira neles e com quê. Até a infame arma Cerebral Bore perde muito de seu impacto desta vez. Caramba, há tão poucos dinossauros em geral que é bizarro Turok 3 até ser associado a um jogo que tinha “Dinosaur Hunter” em seu subtítulo original.

Realmente, Shadow of Oblivion é um subtítulo perfeito para Turok 3, pois muitos dos pontos negativos vêm do jogo mergulhando totalmente em sua pegada muito dos anos 90 em estilo de quadrinhos. A maior parte da história é sobre lidar com uma ameaça cósmica iminente e seu grupo de seguidores do culto. Essas coisas estavam no fundo antes, mas suplementadas com a emoção de ser um cara comum lutando contra criaturas super inumanas. E, você sabe, dinossauros. Aqui, o fundo se torna o primeiro plano, e você está atirando em caras chatos com armaduras espaciais.

As Coisas Chatas

Deixando de lado a preocupação com a lore profunda de Turok, há alguns elementos de gameplay interessantes adicionados na terceira tentativa. Primeiro, você pode escolher entre dois personagens para jogar. Não apenas esses personagens têm nuances de gameplay mais sutis, mas também têm verbos únicos. Um personagem tem uma espécie de gancho que pode usar para escalar espaços verticais. O outro pode rastejar por espaços pequenos e tem preferência por combate furtivo. Essas não são diferenças massivas, mas alteram como prosseguir pelos níveis, o que é uma reviravolta divertida para um jogo dessa época.

Também há alguns ajustes e atualizações de “qualidade de vida” para a remasterização. Os shooters do N64 eram casados com um controle estranho, e a Nightdive fez ajustes para quem usa gamepads modernos ou controles de PC. Há muitos detalhes disponíveis nas opções, mas até mesmo um auto-aim padrão incrivelmente útil faz a experiência parecer mais com um jogo moderno. Do ponto de vista de ajustes, este é provavelmente o melhor dos esforços da Nightdive na série Turok e você pode perceber isso intuitivamente.

Há um truque particularmente irritante de progressão de armas que lota seu inventário e torna a munição um problema maior do que deveria ser. Ter várias armas ocupando seu próprio espaço, mas compartilhando munição é uma má ideia, não importa como você a vista. Coisas estranhas como essa lembram que Turok 3 era um shooter exclusivo do Nintendo 64, mas isso é teoricamente parte do charme, certo?

Turok 3: Shadows of Oblivion é uma remasterização impressionante de um jogo retrô interessante, mas mesmo quando foi lançado, não estava sendo um grande hit. Você cresceu com jogos como a série Turok, aqueles shooters robustos dos anos 90 feitos para consoles antes do Halo? Você está interessado em cantos fascinantes e específicos da história dos jogos e em que tipos de esforços restaurativos podem ser aplicados? Jogadores apenas procurando um novo shooter para jogar provavelmente não terão uma ótima experiência. Para mim, sinto como se tivesse viajado no tempo dentro do meu próprio cérebro. Eu também não sei o que isso significa.

Turok: Shadow of Oblivion está disponível para PlayStation 4 e 5, Xbox One e Series X|S, Nintendo Switch e PC.

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