Pular para o conteúdo
Início » Após 22 Anos Finalmente é Lançado: A História de Kien

Após 22 Anos Finalmente é Lançado: A História de Kien

Fonte: Nintendo

Em 2002, um grupo de amigos na Itália começou a desenvolver um jogo de ação-plataforma com elementos de RPG para o console portátil da Nintendo, o Game Boy Advance (GBA). Agora, após 22 anos de espera, Kien finalmente foi lançado, encerrando um dos maiores atrasos na história dos videogames.

O Longo Caminho de Kien

O desenvolvimento de jogos com ciclos prolongados e lançamentos atrasados não é novidade na indústria. Um dos casos mais famosos é o de Duke Nukem Forever, anunciado em 1997 e lançado apenas em 2011, após quase 15 anos de espera. Mas Kien superou essa marca, demorando 22 anos para ser lançado.

Fonte: Divulgação

Conforme reportado por The Guardian, Kien começou a ser desenvolvido por um pequeno grupo de amigos na Itália em 2002. Nenhum deles tinha experiência prévia em desenvolvimento de jogos. Contudo, nos dois anos seguintes, trabalharam arduamente no projeto, enfrentando poucas pausas e muito esforço. Após alguns anos, o jogo estava pronto para ser publicado. Porém, os altos custos de produção e o risco de insucesso fizeram com que nenhuma editora se interessasse pelo jogo.

A Persistência de Fabio Belsanti

Eventualmente, apenas um membro da equipe original permaneceu: o designer de jogos Fabio Belsanti. Apesar de acreditar no potencial do jogo, Belsanti seguiu em frente com sua vida, fundando uma nova empresa de desenvolvimento e criando jogos educativos para crianças e adolescentes. Mesmo assim, ele nunca desistiu de Kien. Ao notar o recente ressurgimento dos jogos e consoles retrô, decidiu dar uma nova chance ao seu projeto.

Fonte: The Guardian

“Eu acredito que estamos em uma fase semelhante ao revival dos vinis ou cassetes na música,” disse Belsanti ao The Guardian, “um retorno a formas anteriores e mais primitivas do meio, impulsionado pela nostalgia das gerações que viveram essas eras e pela curiosidade daqueles que vieram depois de tais tecnologias.”

A Parceria com Incube8

Para trazer Kien de volta à vida, Belsanti se juntou à Incube8, uma editora especializada em lançar e apoiar novos jogos para consoles clássicos, como o GBA. A parceria com a Incube8 foi perfeita para Kien e, em junho de 2024, o jogo finalmente foi lançado, 22 anos após o início de seu desenvolvimento.

“Em um nível romântico, a ideia de lançar o jogo em seu console original é simplesmente mágica,” afirmou Belsanti. “Ver Kien ganhar vida na plataforma para a qual foi projetado é um sonho realizado.”

Onde Encontrar Kien

Agora, Kien está disponível. Você pode adquirir uma versão física do jogo para o Game Boy Advance ou comprar uma versão digital para jogar em um emulador. Para os fãs de jogos retrô e aqueles curiosos sobre o passado dos videogames, Kien oferece uma experiência nostálgica e única, combinando a essência dos jogos dos anos 2000 com a tecnologia atual.

A história de Kien é um testemunho de perseverança e paixão pelo desenvolvimento de jogos. Fabio Belsanti e sua equipe enfrentaram inúmeros desafios, mas nunca perderam a esperança de ver seu projeto ganhar vida. Agora, com o apoio da Incube8 e o crescente interesse por jogos retrô, Kien finalmente encontrou seu lugar na história dos videogames.

Kien não é apenas um jogo, é uma jornada de duas décadas que culmina em um lançamento que celebra a nostalgia e a inovação. Para todos os gamers e entusiastas de jogos clássicos, Kien representa um capítulo importante na preservação da história dos videogames.

Fonte: https://www.theguardian.com/games/article/2024/jul/04/kein-the-most-delayed-video-game-in-history-released-after-22-years