The Legend of Zelda: Ocarina of Time, considerado um dos melhores jogos de todos os tempos, recentemente comemorou 26 anos de existência. Apesar de seu status lendário, ainda surgem informações inéditas sobre o jogo, mesmo décadas após seu lançamento. Algumas dessas revelações vêm de entrevistas antigas da Nintendo, que só agora estão sendo traduzidas e ganhando destaque.
Uma dessas entrevistas chama atenção pela crítica do próprio Shigeru Miyamoto, criador da série The Legend of Zelda, a um dos elementos mais marcantes do jogo: Navi, a fada que acompanha o jogador ao longo da jornada.
A Fraqueza de Navi, Segundo Miyamoto
Em 1999, Miyamoto concedeu uma entrevista para um guia de estratégia japonês, agora traduzida pelo site Shmuplations, onde revelou sua insatisfação com o sistema de dicas de Navi. Ele admitiu que, embora a ideia fosse ajudar jogadores em momentos de dúvida, o resultado final ficou aquém das expectativas.
Miyamoto afirmou:
“Falando francamente, posso confessar agora: acho que o sistema de dicas da Navi é o maior ponto fraco de Ocarina of Time. É incrivelmente difícil criar um sistema que ofereça conselhos adequados, adaptados à situação do jogador. Fazer isso corretamente demandaria tanto esforço quanto criar um jogo inteiro. Tive muito receio de estarmos cavando nossa própria cova ao tentar buscar a perfeição nesse aspecto.”
Essas palavras refletem a complexidade do design de jogos nos anos 1990, quando os desenvolvedores precisavam equilibrar acessibilidade e inovação. Para Miyamoto, Navi foi uma tentativa de solucionar um problema real, mas que acabou gerando controvérsias.
A Decisão de Simplificar Navi
Miyamoto explicou que, para evitar problemas maiores, optou por um sistema de dicas simplificado, mesmo ciente das possíveis críticas. Ele comentou:
“Se você ler os textos da Navi, ela repete as mesmas coisas várias vezes. Sei que isso a faz parecer limitada, mas deixamos ela propositalmente em um nível meio ‘burro’. Acho que, se tentássemos fazer as dicas da Navi mais sofisticadas, essa ‘burrice’ se destacaria ainda mais. Na verdade, eu queria remover o sistema inteiro, mas isso seria ainda mais hostil para os jogadores.”
Ou seja, a presença de Navi foi vista como um “mal necessário”. Sem ela, jogadores que interrompessem o progresso por longos períodos poderiam se perder no enredo ou nas mecânicas do jogo. Apesar disso, a repetição de frases como “Hey! Listen!” acabou virando motivo de piada na comunidade gamer.
O Papel de Navi no Contexto de Ocarina of Time
Apesar das críticas, é inegável que Navi desempenhou um papel importante no sucesso de Ocarina of Time. Sua função ia além de oferecer dicas: ela era uma extensão do design inovador do jogo, ajudando os jogadores a interagir com o mundo 3D de Hyrule. Navi apontava para inimigos, destacava objetos importantes e guiava os jogadores de forma que, na época, era revolucionária.
É importante lembrar que Ocarina of Time foi o primeiro jogo da franquia em 3D. Muitos conceitos que hoje são padrão, como o sistema de mira automática (Z-Targeting), foram introduzidos nesse título, e Navi foi parte essencial dessa mecânica.
A Relação dos Jogadores com Navi
A relação dos fãs com Navi é um misto de carinho e frustração. Por um lado, ela é uma personagem icônica, lembrada por seu design e sua voz estridente. Por outro, muitos jogadores reclamam de sua insistência e repetição constante de frases, que às vezes interrompiam o fluxo do jogo.
Miyamoto admitiu que Navi foi pensada especialmente para aqueles que poderiam esquecer o progresso do jogo após uma pausa prolongada. Ele disse:
“Pense na Navi como algo para jogadores que param de jogar por um mês ou mais, e depois retomam o jogo querendo se lembrar do que fazer. Sei que é uma desculpa ousada. (risos)”
Essa justificativa mostra que a Nintendo já pensava na acessibilidade em jogos, mesmo antes de isso se tornar um tema amplamente debatido na indústria.
A Evolução do Sistema de Dicas nos Jogos Zelda
Desde Ocarina of Time, o sistema de dicas nos jogos da série The Legend of Zelda evoluiu bastante. Em títulos mais recentes, como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, a Nintendo adotou uma abordagem mais aberta e menos intrusiva, deixando os jogadores explorarem o mundo de forma independente.
Essa mudança reflete o aprendizado adquirido ao longo dos anos e a importância do feedback dos jogadores. Embora Navi tenha sido criticada, sua presença ajudou a moldar a forma como os jogos guiavam os jogadores na transição para ambientes 3D.
Um Erro que Deixou sua Marca
As palavras de Miyamoto sobre Navi mostram que até mesmo os maiores clássicos têm suas imperfeições. No entanto, essas imperfeições muitas vezes fazem parte do charme e da nostalgia que os fãs sentem ao revisitar esses jogos.
Ocarina of Time não seria o mesmo sem Navi, com suas frases repetitivas e sua personalidade peculiar. Para muitos jogadores, ela é uma memória querida, mesmo que às vezes frustrante. E, como Miyamoto reconheceu, criar algo verdadeiramente perfeito é um desafio quase impossível.
Ainda assim, Navi permanece como um símbolo de uma época em que os jogos estavam explorando novas possibilidades e enfrentando desafios únicos. Afinal, quem não sente uma pontada de nostalgia ao ouvir: “Hey! Listen!”?