Hideo Kojima é um nome que ressoa fortemente no mundo dos videogames. O gênio por trás de franquias icônicas como Metal Gear Solid e Death Stranding é conhecido por suas abordagens inovadoras e únicas no desenvolvimento de jogos. Recentemente, um vídeo de bastidores do desenvolvimento de Metal Gear Solid reacendeu a admiração pela sua criatividade. Nesse vídeo, vemos Kojima usando blocos de Lego para projetar mapas e ângulos de câmera, uma técnica que muitos fãs consideram brilhante.
A Magia do Lego no Desenvolvimento de Jogos
Kojima, um ávido construtor e colecionador de Lego, encontrou uma aplicação profissional para sua paixão. No vídeo de bastidores, Kojima e sua equipe na Konami estão desenvolvendo os mapas de Metal Gear Solid e ajustando os ângulos de câmera para o gameplay. O ponto interessante é o uso de estruturas de Lego para projetar a estrutura básica de cada ambiente e uma pequena câmera para visualizar como tudo ficaria da perspectiva do jogador.
O vídeo é dividido em quatro painéis: o primeiro mostra Kojima movendo a câmera sobre um mapa de Lego; o segundo, um close-up da câmera na mão do criador; o terceiro, o que a câmera vê; e o quarto mostra o mapa final no jogo. Essa abordagem prática permitiu a Kojima visualizar e ajustar os elementos do jogo de uma maneira tangível e interativa.
Kojima designing the maps and camera positions for Metal Gear Solid with Lego is one of my fave behind the scenes gamedev moments pic.twitter.com/wgHPvfaRgG
— Jade Law ok (@jadel4w) July 20, 2024
Uma Abordagem Clássica e Inovadora
Anos atrás, Kojima explicou nas redes sociais que desenhou todos os mapas de Metal Gear Solid 1 e sua sequência em papel quadriculado, incluindo a ilha Shadow Moses inteira. No entanto, como o mapa era em 3D, ele projetou cada área usando Lego e utilizou uma câmera 3CCD para determinar os ângulos de câmera em escala. Este método, embora possa parecer antiquado à primeira vista, mostrou-se incrivelmente eficaz para capturar a essência dos ambientes complexos do jogo.
A comunidade de fãs rapidamente reagiu ao vídeo, elogiando a engenhosidade de Kojima. Muitos disseram que este foi seu “momento favorito no desenvolvimento de jogos”, enquanto outros o consideraram uma técnica de design “insanamente inteligente”. Houve também discussões sobre a atual dependência excessiva de ferramentas digitais, destacando a importância de abordagens físicas e práticas na criação de jogos.
Kojima: Um Criador Incansável
Não muito antes do vídeo de Metal Gear Solid ressurgir, Kojima comemorou nas redes sociais o aniversário do jogo de caça a vampiros, Boktai. Ele revelou que a funcionalidade de luz solar do jogo foi mais difícil de apresentar do que as mecânicas de stealth de MGS. Isso apenas comprova que Kojima e sua equipe na Kojima Productions e na Konami sempre estiveram na vanguarda, empurrando os limites do que é possível nos videogames.
Kojima continua a ser uma força criativa indomável na indústria. Mesmo após o sucesso de Death Stranding, ele está profundamente envolvido no desenvolvimento de novos títulos, incluindo o misterioso OD. Sua paixão pela criação permanece intacta, e ele afirmou que continuará enquanto sentir essa paixão.
O Legado de Metal Gear Solid
Metal Gear Solid Delta: Snake Eater está programado para ser lançado em 2024, reacendendo o entusiasmo dos fãs pela série. A técnica inovadora de usar Lego no desenvolvimento de mapas não só mostra a criatividade de Kojima, mas também serve como uma lembrança de que, às vezes, as soluções mais simples podem levar a resultados extraordinários.
A genialidade de Kojima reside não apenas em sua capacidade de contar histórias envolventes e criar mundos complexos, mas também em sua habilidade de pensar fora da caixa. O uso de Lego é um testemunho de sua abordagem única e da importância de explorar diferentes métodos para alcançar a excelência no design de jogos.
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— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) October 9, 2022
Watched Otoja's MGS live performance on YouTube. I felt a sense of embarrassment as if my past diary was being exposed to the public, a sense of nostalgia for those days, a sense of wanting to recreate every detail when I look at it now, pic.twitter.com/4AjvNlfULX
O vídeo de Hideo Kojima usando Lego para projetar os mapas e ângulos de câmera de Metal Gear Solid é uma prova da criatividade e inovação que ele traz para a indústria dos jogos. Sua disposição para experimentar e utilizar métodos não convencionais destaca o quão longe ele está disposto a ir para garantir que seus jogos ofereçam uma experiência única e envolvente. À medida que aguardamos ansiosamente o lançamento de novos títulos, como Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, é inspirador olhar para trás e ver as raízes do processo criativo de Kojima, que continua a influenciar e inspirar desenvolvedores de jogos em todo o mundo.