Os anos 80 foram uma década de ouro para os jogos de arcade, com títulos incríveis sendo lançados em todo o mundo. Neste artigo, vamos explorar os 10 melhores jogos de arcade da década de 80, considerados clássicos até hoje, e descrever detalhadamente cada um deles.
Pac-Man
“Pac-Man” é um jogo de arcade clássico desenvolvido pela empresa japonesa Namco e lançado em 1980. É um dos jogos mais icônicos e bem-sucedidos da história dos videogames.
Ficha Técnica
- Nome: Pac-Man
- Data de Lançamento: 22 de maio de 1980
- Desenvolvedora: Namco
- Designer: Toru Iwatani
- Gênero: Labirinto
- Plataforma: Arcade
- Modo de Jogo: Um a dois jogadores, alternando
- Controles: Joystick de 4 direções
Autores e Desenvolvimento
“Pac-Man” foi criado por Toru Iwatani, um jovem designer da Namco. Iwatani queria criar um jogo que pudesse atrair um público mais amplo além dos jovens homens que eram o público principal dos jogos de arcade na época. A inspiração para o design do personagem principal veio enquanto Iwatani comia uma pizza e notou que a pizza com uma fatia faltando se parecia com uma boca aberta.
O jogo foi desenvolvido por uma equipe de nove pessoas ao longo de aproximadamente um ano e meio, o que era um tempo de desenvolvimento consideravelmente longo para jogos de arcade na época.
Jogo
Em “Pac-Man”, o jogador controla o personagem titular através de um labirinto, comendo pontos e evitando os quatro fantasmas – Blinky, Pinky, Inky e Clyde – que estão tentando capturar Pac-Man. Comer um dos quatro “pontos energizadores” torna os fantasmas vulneráveis por um curto período durante o qual Pac-Man pode comê-los para ganhar pontos extras.
O jogo não tem fim, continuando até que Pac-Man seja capturado pelos fantasmas. No entanto, devido a uma peculiaridade na programação do jogo, o 256º nível é corrompido e impossível de ser completado, efetivamente terminando o jogo.
Impacto e Legado
“Pac-Man” foi um enorme sucesso, tanto no Japão quanto internacionalmente. Ele popularizou o gênero de jogo de labirinto e influenciou muitos jogos que vieram depois. Além disso, Pac-Man se tornou um ícone da cultura pop, com uma ampla variedade de mercadorias e uma série animada de televisão.
O jogo também gerou várias sequências e spin-offs, incluindo “Ms. Pac-Man”, “Pac-Man Plus” e “Pac-Man Championship Edition”. O personagem de Pac-Man apareceu em muitos outros jogos, incluindo a série “Super Smash Bros.” da Nintendo.
Hoje, “Pac-Man” é frequentemente citado como um dos maiores jogos de todos os tempos e continua sendo popular em versões re-lançadas e emuladas. O jogo é notável por seu design simples, mas viciante, e por seu personagem principal carismático.
Donkey Kong
“Donkey Kong” é um dos jogos de arcade mais icônicos e influentes já lançados. Ele foi desenvolvido pela Nintendo e lançado em 1981, e foi um dos primeiros exemplos de um jogo de plataforma.
Ficha Técnica
Nome: Donkey Kong
Data de Lançamento: Julho de 1981
Desenvolvedora: Nintendo
Designer: Shigeru Miyamoto
Gênero: Plataforma
Plataforma: Arcade
Modo de Jogo: Um a dois jogadores, alternando
Controles: Joystick de 4 direções; botão de pulo
Autores e Desenvolvimento
“Donkey Kong” foi criado por Shigeru Miyamoto, um jovem designer da Nintendo que viria a criar franquias como “Super Mario Bros.” e “The Legend of Zelda”. Ele foi supervisionado por Gunpei Yokoi, um veterano da empresa que posteriormente criaria o Game Boy.
O jogo foi criado como uma forma de a Nintendo entrar no mercado de jogos de arcade dos Estados Unidos, que estava em crescimento na época. A Nintendo tinha vários armários de arcade não vendidos do seu jogo anterior, “Radar Scope”, então eles decidiram desenvolver um novo jogo que pudesse ser colocado nesses armários.
“Donkey Kong” foi um dos primeiros jogos de arcade a apresentar uma história completa, com cutscenes para apresentar e concluir o jogo. O nome “Donkey Kong” veio da decisão de Miyamoto de combinar “Kong”, do famoso King Kong, com “Donkey”, uma palavra que ele acreditava significar “teimoso” em inglês, para representar a personalidade do personagem.
Jogo
Em “Donkey Kong”, o jogador assume o papel de Jumpman (que mais tarde seria renomeado para Mario) e tem que resgatar uma dama (mais tarde chamada Pauline) que foi capturada por Donkey Kong. O jogo tem quatro estágios diferentes, com Donkey Kong no topo da tela lançando obstáculos que Jumpman tem que evitar.
Jumpman pode mover-se para a esquerda e direita, pular e subir escadas. Ele precisa desviar de barris, bolas de fogo e outros perigos para chegar ao topo da tela e resgatar a dama. O jogo é notável por ser um dos primeiros a apresentar saltos como uma mecânica de jogo.
Impacto e Legado
“Donkey Kong” foi um enorme sucesso comercial e crítico, ajudando a estabelecer a Nintendo como uma das principais empresas da indústria de jogos eletrônicos. O jogo também introduziu o personagem Mario, que se tornaria o mascote da Nintendo e a estrela de sua própria série de jogos extremamente bem-sucedida.
A jogabilidade de plataformas de “Donkey Kong” também foi influente, inspirando muitos jogos que se seguiram. E o personagem titular, Donkey Kong, continuou a ser uma figura central em muitos jogos da Nintendo, incluindo a popular série “Donkey Kong Country”.
Donkey Kong também foi objeto de um documentário de 2007, “The King of Kong: A Fistful of Quarters”, que segue a competição entre jogadores para alcançar a maior pontuação no jogo.
Galaga
“Galaga” é um clássico jogo de tiro de arcade desenvolvido pela Namco e lançado em 1981. É a sequência do jogo “Galaxian”, lançado em 1979, e é reconhecido como um dos melhores jogos do gênero.
Ficha Técnica
- Nome: Galaga
- Data de Lançamento: Setembro de 1981
- Desenvolvedora: Namco
- Designer: Yokosuka
- Gênero: Tiro
- Plataforma: Arcade
- Modo de Jogo: Um a dois jogadores, alternando
- Controles: Joystick de 2 direções; botão de fogo
Autores e Desenvolvimento
“Galaga” foi desenvolvido pela Namco, uma empresa japonesa famosa por criar alguns dos jogos de arcade mais memoráveis e bem-sucedidos. O designer principal do jogo, conhecido apenas como Yokosuka, teve a tarefa de melhorar a fórmula estabelecida por “Galaxian”, adicionando novas características e mecanismos de jogo.
Jogo
Em “Galaga”, o jogador controla uma nave espacial na parte inferior da tela e tem que disparar contra hordas de naves inimigas que aparecem no topo da tela em padrões variados. A principal inovação de “Galaga” em relação a “Galaxian” é a mecânica de “captura”, onde uma das naves inimigas (chamadas de Galagas) pode capturar a nave do jogador usando um feixe trator. Se o jogador conseguir destruir a nave Galaga que capturou sua nave sem atingir a nave capturada, ele pode resgatar a nave e usá-la para duplicar seu poder de fogo.
O jogo consiste em uma série de “fases” e “níveis de desafio”. Nas fases, o objetivo é destruir todas as naves inimigas, enquanto nos níveis de desafio, o objetivo é destruir o máximo possível de naves inimigas em um curto período de tempo para ganhar pontos bônus.
Impacto e Legado
“Galaga” foi um sucesso comercial e crítico, sendo elogiado por sua jogabilidade viciante e sua adição de novos mecanismos à fórmula de “Galaxian”. Ele é frequentemente listado como um dos melhores jogos de arcade de todos os tempos e é um favorito perene em arcades retrô e coleções de jogos clássicos.
O jogo gerou várias sequências e spin-offs, incluindo “Gaplus” (também conhecido como “Galaga 3”), “Galaga ’88”, e “Galaga Legions”. A influência de “Galaga” pode ser vista em muitos outros jogos de tiro e o jogo continua a ser uma referência no gênero.
Dig Dug
“Dig Dug” é um jogo de arcade desenvolvido pela Namco e lançado em 1982. Este jogo de ação estratégica é um clássico que oferece uma experiência de jogo única com seu estilo e mecânica de jogo.
Ficha Técnica
- Nome: Dig Dug
- Data de Lançamento: Abril de 1982
- Desenvolvedora: Namco
- Designer: Shigeru Yokoyama
- Gênero: Arcade, Labirinto
- Plataforma: Arcade
- Modo de Jogo: Um a dois jogadores, alternando
- Controles: Joystick de 4 direções; botão de bomba de ar
Autores e Desenvolvimento
“Dig Dug” foi desenvolvido pela Namco, empresa japonesa que criou várias outras franquias populares de jogos de arcade, como “Pac-Man” e “Galaga”. O designer do jogo foi Shigeru Yokoyama.
Jogo
Em “Dig Dug”, o jogador controla o personagem principal (Dig Dug) com o objetivo de eliminar todos os inimigos em cada nível. Os inimigos, Pookas e Fygars, podem ser derrotados de duas maneiras: inflando-os até estourar usando uma bomba de ar ou caindo em cima deles ao cavar túneis sob grandes rochas e fazendo as rochas caírem.
O jogo é notável por sua mecânica de cavar túneis. Dig Dug pode cavar túneis em qualquer direção através do solo, criando seu próprio labirinto no processo. Os inimigos podem ser perseguidos através desses túneis, e o jogador pode usar a habilidade de cavar para criar estratégias e colocar armadilhas para os inimigos.
Impacto e Legado
“Dig Dug” foi bem recebido na época de seu lançamento e continua sendo popular entre os fãs de jogos retrô. Ele é frequentemente incluído em coleções de jogos clássicos e teve várias sequências e spin-offs, incluindo “Dig Dug II” e “Mr. Driller”.
O jogo é frequentemente lembrado por sua mecânica de jogo única e seu personagem titular, que se tornou um dos personagens mais reconhecíveis da Namco. Ele também influenciou muitos outros jogos com sua mecânica de cavar túneis e destruir inimigos.
“Dig Dug” é um exemplo de design de jogo simples mas eficaz, com jogabilidade fácil de aprender, mas difícil de dominar, e é justamente lembrado como um clássico dos jogos de arcade.
Pole Position
“Pole Position” é um jogo de corrida de arcade que foi desenvolvido pela Namco e lançado em 1982. É conhecido por ser um dos primeiros e mais influentes jogos de simulação de corrida.
Ficha Técnica
- Nome: Pole Position
- Data de Lançamento: Setembro de 1982
- Desenvolvedora: Namco
- Designer: Toru Iwatani
- Gênero: Corrida
- Plataforma: Arcade
- Modo de Jogo: Um jogador
- Controles: Volante; pedal de aceleração; alavanca de câmbio
Autores e Desenvolvimento
“Pole Position” foi criado pela Namco, a mesma empresa que desenvolveu clássicos do arcade como “Pac-Man” e “Galaga”. O designer do jogo foi Toru Iwatani, que também criou “Pac-Man”. A equipe de desenvolvimento se esforçou para criar um jogo de corrida realista e emocionante, algo que era bastante inovador na época.
Jogo
Em “Pole Position”, o jogador controla um carro de corrida e tem que competir contra o relógio para tentar alcançar a melhor posição de largada (a pole position) e, em seguida, completar a corrida no menor tempo possível. O jogo é notável por sua perspectiva em terceira pessoa atrás do carro, que era incomum para jogos de corrida na época.
O jogador deve navegar por uma pista de corrida cheia de curvas e outros carros, evitando colisões que podem danificar seu carro e atrasar seu tempo. Além disso, o jogador precisa gerenciar sua velocidade e trocas de marcha para maximizar seu desempenho.
“Pole Position” foi um dos primeiros jogos a apresentar pistas baseadas em circuitos da vida real. A pista padrão do jogo é baseada no Circuito Fuji Speedway, no Japão.
Impacto e Legado
“Pole Position” foi um enorme sucesso comercial e crítico, estabelecendo o padrão para jogos de corrida futuros. Ele introduziu várias inovações, incluindo gráficos coloridos e detalhados, uma perspectiva traseira realista, e a necessidade de desacelerar nas curvas para evitar sair da pista.
O jogo teve várias sequências e spin-offs, incluindo “Pole Position II” e “Final Lap”, e influenciou muitos jogos de corrida que vieram depois, incluindo a popular série “Gran Turismo”. “Pole Position” é frequentemente citado como um dos melhores e mais influentes jogos de corrida de todos os tempos.
Space Invaders
“Space Invaders” é um icônico jogo de tiro de arcade desenvolvido pela empresa japonesa Taito e lançado em 1978. É um dos primeiros e mais influentes jogos de tiro, marcando o início do gênero de jogos de tiro de ficção científica.
Ficha Técnica
- Nome: Space Invaders
- Data de Lançamento: Junho de 1978
- Desenvolvedora: Taito
- Designer: Tomohiro Nishikado
- Gênero: Tiro fixo
- Plataforma: Arcade
- Modo de Jogo: Um a dois jogadores, alternando
- Controles: Joystick de 2 direções; botão de tiro
Autores e Desenvolvimento
“Space Invaders” foi criado por Tomohiro Nishikado, designer da Taito. Nishikado se inspirou em mídias populares como “Guerra dos Mundos” e “Star Wars”, bem como em jogos anteriores de vídeo, como “Breakout”. O desenvolvimento do jogo levou mais de um ano, durante o qual Nishikado criou o hardware e o software do jogo.
Jogo
Em “Space Invaders”, o jogador controla uma canhão a laser movendo-se horizontalmente na parte inferior da tela, com o objetivo de destruir cinco fileiras de alienígenas que se movem horizontalmente e verticalmente em direção à parte inferior da tela. O jogador tem que evitar ser atingido pelos tiros dos alienígenas e evitar que os alienígenas alcancem a parte inferior da tela.
O jogo é notável por introduzir várias inovações no gênero de jogos de tiro. Uma delas é a aceleração da velocidade dos alienígenas à medida que menos deles permanecem na tela, aumentando a tensão e a dificuldade do jogo. Outra inovação é a inclusão de obstáculos na forma de “bunkers” que podem fornecer cobertura para o jogador, mas que podem ser destruídos pelos tiros do jogador ou dos alienígenas.
Impacto e Legado
“Space Invaders” foi um enorme sucesso comercial, tornando-se um fenômeno cultural no Japão e nos Estados Unidos. Foi um dos primeiros jogos a estabelecer a indústria de jogos de arcade e teve um impacto significativo na cultura popular.
O jogo gerou várias sequências e spin-offs, e sua influência pode ser vista em muitos jogos de tiro que vieram depois. “Space Invaders” também introduziu ou popularizou vários conceitos de design de jogos, como a ideia de ganhar “pontos extras” para atingir um objetivo difícil, a ideia de aumentar a dificuldade do jogo à medida que o jogador progride, e a ideia de permitir que os jogadores insiram suas iniciais para registrar suas pontuações mais altas.
Hoje, “Space Invaders” é frequentemente citado como um dos maiores jogos de todos os tempos e continua sendo popular em versões re-lançadas e emuladas. O jogo é notável por seu design simples, mas viciante, e por seu impacto duradouro no gênero de jogos de tiro.
Centipede
“Centipede” é um clássico jogo de tiro de arcade desenvolvido pela Atari e lançado em 1980. Este jogo é notável por sua jogabilidade única e sua popularidade duradoura.
Ficha Técnica
- Nome: Centipede
- Data de Lançamento: Junho de 1980
- Desenvolvedora: Atari
- Designers: Ed Logg, Dona Bailey
- Gênero: Tiro fixo
- Plataforma: Arcade
- Modo de Jogo: Um a dois jogadores, alternando
- Controles: Trackball; botão de tiro
Autores e Desenvolvimento
“Centipede” foi co-criado por Ed Logg e Dona Bailey. Logg era um designer experiente que trabalhou em vários outros jogos populares da Atari, como “Asteroids”. Bailey, por outro lado, era uma das poucas programadoras mulheres na indústria na época, tornando-se uma pioneira.
Jogo
Em “Centipede”, o jogador controla um objeto semelhante a uma nave espacial (chamado de “blaster”) na parte inferior da tela, com o objetivo de destruir um centopeia que se move para baixo na tela em direção ao jogador. A centopeia avança de cima para baixo através do campo de jogo, movendo-se horizontalmente e mudando de direção quando atinge a borda da tela ou um obstáculo de cogumelo.
O jogo é dividido em níveis, cada um dos quais começa com uma centopeia completa. A centopeia é segmentada, e atirar em um segmento vai destruí-lo e dividir a centopeia em duas. Além da centopeia, o jogador também deve evitar ou destruir outros inimigos, como aranhas, pulgas e escorpiões.
Impacto e Legado
“Centipede” foi um dos jogos de arcade mais populares dos anos 80, notável por sua jogabilidade viciante e seus gráficos coloridos. Ele foi particularmente popular entre as jogadoras, algo que era incomum para jogos de arcade da época.
O jogo gerou várias sequências e spin-offs, incluindo “Millipede”, e continua a ser popular em coleções de jogos clássicos e arcades retrô. “Centipede” também influenciou vários outros jogos de tiro, e sua jogabilidade única e desafiadora continua a ser apreciada pelos jogadores.
Além disso, a contribuição de Dona Bailey para o desenvolvimento do jogo é frequentemente citada como um exemplo importante da participação das mulheres na indústria de jogos, numa época em que esta era dominada pelos homens.
Gauntlet
“Gauntlet” é um jogo de arcade de fantasia e aventura cooperativa, desenvolvido e lançado pela Atari Games em 1985. É conhecido por ser um dos primeiros jogos multijogador de dungeon crawl.
Ficha Técnica
- Nome: Gauntlet
- Data de Lançamento: Outubro de 1985
- Desenvolvedora: Atari Games
- Designer: Ed Logg
- Gênero: Dungeon crawl, Hack and slash
- Plataforma: Arcade
- Modo de Jogo: 1 a 4 jogadores simultaneamente
- Controles: Joystick de 8 direções; botão de ataque
Autores e Desenvolvimento
“Gauntlet” foi criado por Ed Logg, um veterano designer da Atari que também trabalhou em jogos como “Asteroids” e “Centipede”. O jogo foi inspirado pelos jogos de RPG de mesa, especialmente “Dungeons & Dragons”, e pelos primeiros videogames de dungeon crawl.
Jogo
Em “Gauntlet”, os jogadores escolhem um dos quatro personagens (guerreiro, valquíria, elfo e mago), cada um com suas próprias forças e fraquezas. Os jogadores devem então navegar por uma série de masmorras geradas aleatoriamente, lutando contra hordas de inimigos e coletando tesouros.
O jogo é notável por sua jogabilidade cooperativa. Até quatro jogadores podem jogar simultaneamente, e devem trabalhar juntos para sobreviver. O jogo também é conhecido por suas características de RPG, como a diferenciação de personagens e o sistema de níveis.
Os jogadores devem gerenciar sua saúde, que diminui constantemente e pode ser esgotada por ataques inimigos. A saúde pode ser restaurada coletando comida que é encontrada nas masmorras.
Impacto e Legado
“Gauntlet” foi um sucesso comercial e de crítica, sendo elogiado por sua jogabilidade cooperativa e sua mistura de ação e estratégia. Ele é considerado um dos primeiros e mais influentes jogos de dungeon crawl.
O jogo gerou várias sequências e spin-offs, e sua influência pode ser vista em muitos jogos modernos de RPG e aventura. Ele é frequentemente citado como um dos melhores jogos de arcade de todos os tempos, e continua a ser popular em arcades retrô e coleções de jogos clássicos.
Defender
“Defender” é um jogo de tiro de arcade desenvolvido pela Williams Electronics e lançado em 1981. É conhecido por sua jogabilidade desafiadora e por ser um dos primeiros jogos de tiro com rolagem horizontal.
Ficha Técnica
- Nome: Defender
- Data de Lançamento: Fevereiro de 1981
- Desenvolvedora: Williams Electronics
- Designers: Eugene Jarvis, Larry DeMar
- Gênero: Tiro com rolagem horizontal
- Plataforma: Arcade
- Modo de Jogo: Um a dois jogadores, alternando
- Controles: Joystick de 2 direções; botões de tiro, propulsor, reverso e hiperspaço
Autores e Desenvolvimento
“Defender” foi criado por Eugene Jarvis e Larry DeMar, da Williams Electronics. Jarvis, que era um fã de jogos de tiro espaciais, como “Space Invaders” e “Asteroids”, queria criar um jogo que expandisse o gênero, adicionando um ambiente de rolagem e uma variedade maior de inimigos.
Jogo
Em “Defender”, o jogador controla uma nave espacial e tem que defender a raça humana contra uma invasão alienígena. A nave do jogador pode mover-se para a esquerda ou para a direita, e a tela rola na direção do movimento. O objetivo é destruir os alienígenas e proteger os humanos, que podem ser capturados e transformados em inimigos.
O jogo é notável por sua dificuldade. Além de controlar a direção e o movimento da nave, o jogador também tem que gerenciar várias outras funções, como o tiro, o propulsor, o reverso e o hiperspaço. A nave do jogador também pode ser destruída por colisão com os alienígenas ou seus tiros, ou se um humano cair depois de ser resgatado.
Impacto e Legado
“Defender” foi um sucesso comercial, tornando-se um dos jogos de arcade mais vendidos dos anos 80. Ele é frequentemente citado como um dos jogos mais difíceis de todos os tempos e é lembrado por sua jogabilidade intensa e desafiadora.
O jogo teve várias sequências e spin-offs, como “Stargate” (também conhecido como “Defender II”), e influenciou muitos outros jogos de tiro com rolagem horizontal. O impacto de “Defender” na indústria de jogos é tal que ele é frequentemente incluído em listas dos maiores jogos de todos os tempos.
Street Fighter
“Street Fighter” é uma famosa série de jogos de luta desenvolvida e publicada pela Capcom. O primeiro jogo da série foi lançado em 1987, mas foi o seu sucessor, “Street Fighter II: The World Warrior”, que catapultou a série para o status de ícone da cultura pop.
Ficha Técnica para Street Fighter original
- Nome: Street Fighter
- Data de Lançamento: Agosto de 1987
- Desenvolvedora: Capcom
- Designers: Takashi Nishiyama, Hiroshi Matsumoto
- Gênero: Luta
- Plataforma: Arcade (e posteriormente portado para outros sistemas)
- Modo de Jogo: Um a dois jogadores
- Controles: Joystick de 8 direções; seis botões de ação (3 para socos e 3 para chutes, variando em força e velocidade)
Autores e Desenvolvimento
“Street Fighter” foi desenvolvido por Takashi Nishiyama e Hiroshi Matsumoto. Embora o jogo original tenha sido bem recebido, foi a sequência, “Street Fighter II”, dirigida por Yoshiki Okamoto, que realmente deixou sua marca na indústria de videogames.
Jogo
Em “Street Fighter”, os jogadores controlam o lutador de artes marciais Ryu, que compete em um torneio de luta mundial contra dez adversários. No modo de dois jogadores, o segundo jogador controla Ken, um lutador com movimentos idênticos a Ryu.
Os jogadores utilizam o joystick para se moverem e saltarem, e os botões de ação para executar uma variedade de socos, chutes e movimentos especiais. O objetivo é esgotar a barra de energia do oponente para vencer a partida.
Impacto e Legado
“Street Fighter” foi um dos primeiros jogos de luta a usar movimentos especiais executáveis, que se tornaram um padrão do gênero. No entanto, foi a sequência, “Street Fighter II”, que teve um impacto significativo na indústria de videogames. Introduziu o conceito de múltiplos personagens jogáveis, cada um com seu próprio conjunto de movimentos, e popularizou o formato de torneio competitivo em jogos de luta.
A série “Street Fighter” continua sendo uma das mais populares e duradouras séries de jogos de luta, com várias sequências, spin-offs, adaptações para filmes e séries de televisão. Seu impacto na cultura popular é inegável, com personagens como Ryu, Ken e Chun-Li se tornando ícones reconhecíveis da indústria de videogames.