Em 1990, a empresa americana American Laser Games lançou um jogo que revolucionaria a indústria dos jogos de arcade. O nome do jogo era Mad Dog McCree e ele se destacava por ser um jogo de tiro com uma jogabilidade única e inovadora. O jogo foi um sucesso imediato e atraiu jogadores de todo o mundo.
A jogabilidade do jogo era simples. O jogador controlava um personagem que precisava enfrentar diversos inimigos em um cenário do Velho Oeste. A principal característica do jogo era o fato de que os inimigos apareciam em vídeo e não como personagens virtuais. Ou seja, o jogador precisava apontar sua arma para a tela e atirar nos inimigos que apareciam. Isso dava uma sensação de realismo única e fazia com que o jogador se sentisse parte do jogo.
O sucesso de Mad Dog McCree se deve também à sua história envolvente. O jogo se passa no Velho Oeste e o jogador precisa enfrentar diversos bandidos para salvar uma cidade. A história era contada através de vídeos e o jogador precisava tomar decisões rápidas para conseguir avançar na trama. Essa abordagem narrativa diferenciada também contribuiu para o sucesso do jogo.
Mad Dog McCree foi desenvolvido por uma equipe de três pessoas: Robert Graettinger, Adrianne L. Stedding e Dan Thun. Graettinger foi o responsável pelo design do jogo, enquanto Stedding e Thun foram responsáveis pela programação. O jogo foi lançado pela primeira vez em 1990 para os arcades e logo se tornou um sucesso de vendas.
Além da jogabilidade e da história envolvente, outro fator que contribuiu para o sucesso de Mad Dog McCree foi a tecnologia utilizada. O jogo utilizava o sistema Laserdisc, que permitia a reprodução de vídeos em alta qualidade. Isso dava uma sensação de realismo ainda maior ao jogo.
Mad Dog McCree recebeu críticas positivas da imprensa especializada. Os gráficos em vídeo e a jogabilidade inovadora foram bastante elogiados. O jogo também foi um sucesso de público e acabou ganhando diversas sequências.
No entanto, Mad Dog McCree também recebeu críticas por parte daqueles que consideravam o jogo muito fácil ou pouco desafiador. Alguns jogadores também reclamavam do fato de que o jogo era muito curto e não oferecia muito replay value.
Hoje em dia, Mad Dog McCree é lembrado como um jogo revolucionário que trouxe inovações importantes para a indústria dos jogos de arcade. O jogo abriu caminho para outros jogos de tiro em vídeo e ajudou a popularizar a tecnologia Laserdisc.
A popularidade do jogo logo chamou a atenção das empresas de desenvolvimento de jogos para consoles, e em 1993, o jogo foi portado para o Sega CD e para o 3DO Interactive Multiplayer, ampliando ainda mais sua audiência. A versão do 3DO em particular foi elogiada pela qualidade de suas imagens em vídeo e som digital, e pela inclusão de cenas adicionais e modos de jogo.
Mad Dog McCree foi também portado para o PC em 1994, e sua jogabilidade foi adaptada para o uso de mouse e teclado. O jogo foi um sucesso comercial em todas as plataformas, e suas adaptações para console ajudaram a popularizar o uso de jogos de tiro em primeira pessoa com interação em tempo real para consoles.
Além disso, o jogo também foi lançado em vários pacotes de coletâneas de jogos de arcade, incluindo a série Mad Dog McCree Gunslinger Pack lançada em 2001 para PlayStation 2 e Xbox, e a compilação Mad Dog McCree: The Complete Collection, lançada em 2009 para o Wii.
Apesar de seu sucesso inicial, Mad Dog McCree não envelheceu tão bem como outros jogos de tiro em primeira pessoa da época. Muitos criticaram sua jogabilidade limitada e repetitiva, e sua fidelidade aos elementos de faroeste estereotipados e caricatos. No entanto, é inegável que o jogo teve um impacto significativo na indústria de jogos de tiro em primeira pessoa e jogos de arcade, influenciando jogos como House of the Dead, Time Crisis e outros jogos interativos de tiro.
Em última análise, Mad Dog McCree continua sendo um clássico da era de ouro dos jogos de arcade, lembrado por sua abordagem inovadora à jogabilidade e seu uso pioneiro de tecnologia de vídeo interativo. Seu legado vive até hoje nas muitas adaptações e homenagens que recebeu, e na influência que teve na evolução dos jogos de tiro em primeira pessoa.