Pular para o conteúdo
Início » GTA: Vice City em um Roteador? A Incrível façanha dos Modders

GTA: Vice City em um Roteador? A Incrível façanha dos Modders

Screenshot by Nostalgia Games

O Roteador Reinventado

Aquele velho roteador TP-Link no meu porão finalmente encontrou um novo propósito. Não é apenas o jogo Doom que está sendo portado para dispositivos nunca destinados a executar um videogame. Grand Theft Auto: Vice City, o jogo de crime em mundo aberto extremamente popular da Rockstar Games, lançado em 2002, também entrou na brincadeira. Graças ao talento de um habilidoso modificador, o jogo clássico agora é jogável em um roteador, com algumas modificações.

Como notado pela PCGamesN e postado na KittenLabs em 3 de março, os modders Manawyrn e tSYS transformaram um TP-Link TL-WDRR4900 (um roteador que eu usava e ainda possuo) em um pequeno PC capaz de rodar softwares e videogames. Isso foi possível porque o TL-WDRR4900 contém um processador PowerPC e500v2 de 32 bits. Este CPU oferece bastante desempenho, mais do que suficiente para um roteador de internet lançado em 2013 e apenas o suficiente para rodar jogos mais antigos.

Desafios Técnicos

Mesmo com o hardware relativamente poderoso do roteador TP-Link, fazer Vice City funcionar nele não foi fácil. Como esse dispositivo não tinha uma placa de vídeo (lembre-se de que era um roteador e nunca precisou de uma), os modders tiveram que criar e adicionar um mini PCIe personalizado e conectar isso dentro do roteador. Isso permitiu que eles acoplassem uma placa gráfica externa AMD Radeon HD 7470 e, voilà, puderam conectar o roteador a um display e rodar softwares.

Superando Obstáculos

Conforme documentado em detalhes na KittenLabs, muita resolução de problemas foi necessária para fazer Vice City rodar suavemente em um roteador. Em um momento, eles contataram a pessoa por trás de um port de Vice City para WiiU em busca de ajuda, já que o console da Nintendo compartilha algumas semelhanças com o CPU do TP-Link.

Resultado Final

Quando tudo foi dito e feito, a dupla conseguiu jogar Vice City em um roteador de uma década atrás usando Linux, uma versão modificada do código-fonte do jogo e uma GPU externa. Portanto, não é a maneira mais fácil de jogar GTA: Vice City, e o desempenho não é perfeito. Mas ainda assim, é uma conquista impressionante e tão legal quanto todas as hacks e portes estranhos que as pessoas criaram para Doom ao longo dos anos.

Confira mais detalhes do projeto aqui!

Marcações: