O jogo Final Fight CD foi um dos lançamentos mais incríveis da era de 16 bits para os fãs da Sega. Sua apresentação impressionante e a trilha sonora brilhantemente arranjada foram o complemento perfeito para um jogo com capacidade de dois jogadores, todas as fases do arcade e um modo de ataque exclusivo. Versões posteriores, como Final Fight One no Game Boy Advance, podem ter sido mais completas e ter mais recursos, mas havia algo especial naquela versão em CD que os donos da Sega CD amam.

Parece que o Genesis se levantou e disse: “Segure meu controle”. Uma nova versão de Final Fight está vindo para a console base com tudo o que a versão em CD tem e mais – muito mais. Está sendo portado pelo desenvolvedor brasileiro MXRetroDev, o mesmo grupo talentoso que está trabalhando no jogo de corrida Driftin Rage. Não sei se a equipe está visando uma porta perfeita do arcade; mas está claro que quer tornar Final Fight MD a versão mais divertida e rica em recursos do clássico jogo de luta da Capcom em qualquer lugar. Durante o desenvolvimento, a MXRetroDev ouviu os comentários dos usuários e periodicamente voltou para refinar as coisas, incluindo a redefinição de caixas de colisão e algoritmos para tornar o comportamento inimigo mais próximo da versão do arcade. Do que vimos e jogamos, parece que vão atingir seu objetivo e mais.
Final Fight MD é construído do zero e traz de volta muitos recursos que faltavam nas versões de console anteriores. Isso inclui os três lutadores originais, jogo cooperativo para três jogadores (!) e todas as fases da versão do arcade. A MXRetroDev também adicionou novas opções, como permitir que ambos os jogadores escolham o mesmo personagem, incluindo Maki de Final Fight 2. Não contente em parar por aí, a equipe está considerando possíveis conteúdos futuros inspirados em Final Fight 3, bem como tornar o jogo compatível com a trilha sonora do Sega CD.

O jogo inclui várias atualizações úteis que teríamos matado para ter de volta em 1993. Tem três slots de salvar que gravam automaticamente o progresso no final de cada fase. Há também um sistema de conquistas detalhado com 60 itens desbloqueáveis ligados a um “Modo Mega”. Esse modo oferece personalização cosmética e permite que os jogadores ajustem as cores dos personagens usando entradas de direção simples. Um novo modo “1 Player+” (acessado pressionando a direita no D-pad na tela do menu) melhora o desempenho usando mais memória do sistema, o que permite uma jogabilidade mais suave e até sete inimigos na tela com pouco travamento. Esse modo não permite que um segundo jogador se junte e pode adicionamente adicionar até sete inimigos na tela de uma vez sem perda de desempenho.
Como eu disse anteriormente, Final Fight MD suporta jogo para três jogadores. É compatível com acessórios como o Sega Team Player ou o adaptador 4-Way da EA. Dependendo das configurações de desempenho e da memória de vídeo disponível, os jogadores podem selecionar entre 30 ou 60 frames por segundo (FPS), com taxas de quadros mais altas recomendadas para hardware overclockado ou emuladores. Embora algumas melhorias visuais ainda estejam em andamento, o projeto já é impressionante com sua ambição técnica e fidelidade à versão original do arcade. Posso dizer com segurança que ele supera as versões do Sega CD em escopo e qualidade em todos os aspectos, exceto pelo som, por razões óbvias. Não que Final Fight MD não soe bem; soa. É apenas que a MXRetroDev ainda não terminou de polir essa porta, e o som provavelmente melhorará. Duvido que ele alcance a qualidade do CD, mas deve ser ótimo para uma versão de cartucho.
Quero mergulhar um pouco mais naqueles 60 itens desbloqueáveis que mencionei. As conquistas desbloquearão progressivamente novos recursos e modificadores de jogabilidade através do menu do “Modo Mega”. Os jogadores poderão ligar ou modificar diferentes power-ups e desafios para personalizar sua experiência à medida que alcançam mais. As recompensas iniciais são todas mudanças de jogabilidade e cosméticas, como alterar temas de chefes de Final Fight 2 ou 3, habilitar combos aéreos ou adicionar socos de nocaute instantâneo. Outros desbloqueios incluirão novos modos, como um modo de corrida de chefes e desafios de fases bônus. Eles também incluirão modificadores de jogabilidade, como alterar as taxas de itens de comida, modificar a disponibilidade de armas e randomizar as aparições de inimigos.
Depois de alcançar o marco de 30 conquistas, desafios mais difíceis com um nível de dificuldade mais alto e novos mecanismos se tornam disponíveis. Os jogadores podem desbloquear um nível de dificuldade “Pior Pesadelo”, seleção de fases e modos especiais como Modo Vampiro, Gravidade Lunar, One Punch Man e Modo Deus. Esses modos de fim de jogo modificam significativamente o equilíbrio de jogabilidade ou física, adicionando mais valor de replay para jogadores experientes; no entanto, no momento em que qualquer um desses modos especiais é ativado, o progresso em direção a novas conquistas é interrompido para preservar o desafio.
Xavier estava esperando tornar essa versão de Final Fight legítima, mas a Capcom não se pronunciou de uma forma ou de outra. Sem uma licença oficial, é duvidoso que alguém possa dar a ele um lançamento físico verdadeiro, como a Retro-Bit fez em 2021 com Mega Man: The Wily Wars. Tenho certeza de que tal lançamento venderia rapidamente, mas não parece provável que aconteça. Xavier pareceu frustrado com as múltiplas instâncias em que os editores supostamente fizeram parecer que poderiam obter uma licença, apenas para recuar no final. “Eu retive o desenvolvimento do jogo inúmeras vezes a pedido de supostos editores e distribuidores”, ele comentou em sua página do Patreon. “Eu não posso mais ficar preso e incapaz de avançar com outros projetos definitivamente por causa dessa promessa pendente de entregar um jogo que eu prometi.” Xavier jurou continuar o desenvolvimento agora ao seu próprio ritmo e à sua própria satisfação. Dada a reputação do homem, não acho que ele vai decepcionar.
Os patrocinadores da página do Patreon de Xavier podem baixar e jogar a versão mais recente do jogo, e ele é muito consistente com as atualizações. Se você só quer experimentar, está disponível agora de graça! Não podemos recomendar o suficiente. Se você é um fã de Final Fight e tem um Genesis, não há mais nada a ser dito. Pegue e derrube a gangue Mad Gear como nunca antes.
